quinta-feira, 15 de maio de 2014

Olhos, lâmpada do corpo 
Se os olhos são a lâmpada do corpo, Jesus é a luz para nos arrancar das trevas (Jo 9.5), o dom que procede de Deus e isto é maravilhoso aos nossos olhos (Sl 118.23; Mt 21.42). Ele mesmo disse: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida (Jo 8.12). Olhar para Jesus santifica nossos olhos, conserta nossa visão do mundo, enche nossos olhos de esperança. Ele cura nossa cegueira (Sl 146.8; Mt 20.33-34) fazendo-nos ver a vida na perspectiva dos seus olhos que são santos. Jesus continua nos perguntando hoje: Que queres que eu te faça? Vamos responder assim: Senhor, que eu torne a ver (Lc 18.41).
São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas (Mateus 6.22-23).
Jesus afirma que tudo está no olhar. A vida é uma questão de ponto de vista, opinião, perspectiva, visão. Se o olho é bom, todo o corpo será cheio de luz. Mas se o olho for mau, o corpo será cheio de trevas. Neste caso, seria melhor arrancá-lo (Mt 5.29; 18.9). Difícil, não é? Em outras palavras: como você vê a vida determina se você está em luz ou não. A Bíblia traz diversas histórias que mostram pessoas com olhar diferente nas mesmas circunstâncias.
Enquanto seus irmãos temeram vingança pelo mal que lhe tinham feito, José disse: Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; porque, para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós (Gn 45.5). Ele via a coisa por outro ângulo: Deus foi soberano mesmo diante da maldade de seus irmãos. José teve o olhar do perdão e misericórdia
Enquanto todos estavam com medo de Golias, Davi disse: quem é esse incircunciso? (1 Sm 17.26). Ele enxergou a realidade de outra forma: Golias não tinha aliança com o Senhor e isso seria a razão de sua derrota. Davi teve o olhar da aliança do Senhor com seu povo.
Enquanto o servo do profeta tremeu de medo diante do exército inimigo, orou Eliseu e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu (2 Rs 6.17). O profeta teve a clara visão do mundo espiritual dominado pelo Senhor.
 Enquanto dez espias e todo o povo temeram os gigantes que ocupavam a terra prometida, vendo-se como gafanhotos aos seus próprios olhos (Nm 13.33), Calebe disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela (Nm 13.30). Só Calebe e Josué de toda aquela geração tiveram olhos fixos na promessa e não nos inimigos.
 Enquanto Ester ficou paralisada diante da iminente ameaça de morte de todos os judeus, Mordecai disse: Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha? (Et 4.14). Mordecai enxergou que Ester era a provisão de Deus para livramento do povo.
 Noé, Abraão, Moisés, Gideão, Elias, dos salmistas*, Pedro, Paulo e tantos outros homens e mulheres que tiveram tanta luz em seus olhos e enxergaram a vida na perspectiva da fé e confiança no Senhor
O salmista sabia do que desviar seus olhos: Não porei coisa má diante de meus olhos (Sl 101.3 RC). Porque tu salvas o povo humilde, mas os olhos altivos, tu os abates (Sl 18.27). Desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade, e vivifica-me no teu caminho (Sl 119.37). Sabia, também, para onde fixar seus olhos: Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei (Sl 119.18). Os nossos olhos estão fitos no Senhor, nosso Deus, até que se compadeça de nós (Sl 123.2; Sl 141.8). Em ti esperam os olhos de todos, e tu, a seu tempo, lhes dás o alimento (Sl 145.15).

 

terça-feira, 13 de maio de 2014

Por que muitas pessoas perdem a fé em Deus?

Por incrível que pareça isso é bastante comum, não só no Brasil como também em todo o mundo.
Listamos cinco fatores que mais influenciam uma pessoa perder a sua fé em Deus, é claro que existem ainda muitos outros fatores, pois se trata de algo extremamente pessoal, mas na maioria das vezes um desses fatores está presente.

1) Um acontecimento trágico
Pode ser a perda de um filho para alguma doença, um abuso de alguém conhecido, algo natural que trouxe prejuízos como perda da casa, do carro. Poderia ser a falência da empresa ou ainda ser enviado para a prisão quando inocente.
Muitos acontecimentos trágicos podem causar aos cristãos um questionamento de sua fé. Enquanto a maioria dos cristãos vão reafirmar sua fé no meio de uma crise , muitos outros vão rejeitá-la.
2) Decepção com a Igreja
Pode ser hipocrisia perceptível a partir de membros da igreja, uma luta na igreja, e / ou ainda ser condenado ao ostracismo pela igreja, em vez de cuidados em tempos de necessidade.
Em muitas igrejas, o membro é negligenciado, não sendo cuidado em momentos de prova, dor ou luto, e dessa forma muitas pessoas abandonam a fé por causa da própria igreja.
Existe ainda uma decepção terrível ao saber que líderes da igreja estão envolvidos em casos de corrupção, desvio de dinheiro, enriquecimento com o dinheiro dos fiéis e ainda abuso sexual.
3) Decepção na forma como Deus deveria agir
Muitas pessoas acreditam que depois de um tempo que estiveram na igreja nunca tiveram suas orações atendidas, pode ser uma cura, um sucesso financeiro, uma promoção no trabalho, uma esposa ou um marido, geralmente se trata de um benefício não atendido por Deus.
Alguns se decepcionam porque pediram sinais e não obtiveram resposta, ou ainda pediram dons e também não foram atendidos, na maioria dos casos se sentem rejeitados por Deus e acabam por abandonar a fé.
4) Conhecimento sobre teorias, teologias e filosofias
Os escribas e fariseus eram pessoas extremamente sábias e que conheciam o Velho Testamento muito bem, geralmente se dedicavam ao estudo e zelo da palavra e os escribas tinham a função de realizar cópias do velho testamento.
Ainda assim Jesus os afrontava com frequência e de forma bastante dura. Ainda hoje muitas pessoas por aprender dezenas de teorias diferentes, acabam em colocar em check muitos dos acontecimentos bíblicos, passando a viver mais na letra do que no espírito, e quando não perdem totalmente a fé, deixam-na esfriá-la.
É claro que isso não acontece com todos, e também não significa que não devemos estudar teologia para aprender mais da palavra, mas o curso deve ser bem escolhido, para que ao invés de ter sua fé reafirmada, passe a questioná-la.
5) Conclusão
Na grande maioria dos casos percebemos que uma pessoa perde sua fé, porque ela não estava direcionada a Cristo de fato, mas sim em fatores externos, como algum benefício, ou ainda em pessoas, como líderes ou membros da igreja.
Infelizmente grande parte das pessoas procuram um culpado pelos seus problemas e Deus é colocado como o responsável, quando na verdade não é feita uma análise profunda de onde a pessoa está errando.


Enfim essas são grandes armadilhas e temos convicção que uma pessoa que tem sua fé totalmente cravada em Cristo, jamais irá perdê-la, colocando sempre o Senhor na frente de sua vida, e glorificando-o mesmo nos momentos de luta.
|